Controle a temperatura do seu Receptor e fique frio!
É possível aumentar consideravelmente a vida útil de um receptor se forem tomados os cuidados referentes à sua melhor conservação. E isso não se restringe a mantê-lo longe da luz solar e da poeira: tal qual ocorre com o corpo humano, é necessário que a temperatura permaneça em níveis adequados. Os receptores de satélites e dongles possuem componentes eletrônicos, onde seu principal componente é o processador, que funciona como cérebro do receptor produzindo calor. O excesso de calor é prejudicial e pode chegar as vias de fato de queimar o processador ou fazê-lo funcionar de maneira instável.
Por que os processadores aquecem?
Dentro do processador existem vários fios (condutores) responsáveis pelas ligações internas. O efeito Joule surge em razão dos choques dos elétrons contra a rede de íons do condutor. Isso se manifesta no condutor como aumento de temperatura.
O calor gerado por um processador precisa ser rapidamente removido, caso contrário produzirá um aumento de temperatura. Se o calor não for removido a temperatura do dispositivo pode aumentar cada vez mais, até um ponto que ela é tão alta que danifica os circuitos internos do processador, o que obviamente não é desejável.
Existe uma temperatura máxima admissível, que o processador pode trabalhar sem queimar. Quanto menor a temperatura em que processador trabalhar, melhor ele funcionara.
Os coolers, dissipadores e o uso adequado de pasta térmica farão com que o seu processador trabalhe a uma temperatura bem abaixo da máxima admissível.
Quando um processador trabalha a uma temperatura acima da máxima admissível pelo fabricante, os seguintes problemas podem ocorrer:
- Redução da vida útil do processador
- Travamentos aleatórios
- Resets aleatórios
- Eventual queima do processador
- Funcionamento errático
O que fazer para Resolver ?
Para resolver o problema de superaquecimento as medidas a serem tomadas são:
- Cooler
- Uso da pasta térmica
- Dissipador de calor
- Reduzir a temperatura do ambiente
Artikel Terkait:
0 comentários:
Postar um comentário