Qual o site oficial do fabricante LexuzBOX?
Onde posso encontrar novas firmwares e ter suporte para o LexuzBOX?
Novas firmwares para a correção de problemas e/ou florir novamente podem ser encontradas nos seguintes sites:
Novas firmwares para a correção de problemas e/ou florir novamente podem ser encontradas nos seguintes sites:
Oficial: www.az-world.sytes.net
Obs: Para encontrar as ultimas atualizações vá ao tópico chamado "Latest Firmware"/"Ultimos Firmwares".
Alternativos: www.az-br.com, www.mundoaz.com
Na minha região só tem sinal analógico, dá para usar o receptor?
Não, pois lexuzbox é um receptor digital que funciona apenas com canais transmitidos no sinal digital, seja via cabo ou antena MMDS.
Não, pois lexuzbox é um receptor digital que funciona apenas com canais transmitidos no sinal digital, seja via cabo ou antena MMDS.
Com quais empresas de TV o aparelho funciona?
Já vem sido utilizado com sucesso em várias cidades do país com a BET via Cabo ou por antena MMDS (mas há exceções: em Fortaleza, por exemplo, não há registro de sucesso). Até o momento não há relatos de sucesso com a TVA.
Já vem sido utilizado com sucesso em várias cidades do país com a BET via Cabo ou por antena MMDS (mas há exceções: em Fortaleza, por exemplo, não há registro de sucesso). Até o momento não há relatos de sucesso com a TVA.
A operadora de TV tem como saber que tenho aparelho em casa?
Não, só não chamá-los para qualquer tipo de reparo.
Por que não pega os canais em HD? Dá para pegar canais em alta definição nos Receptores Lexuzbox SD?
Não, pois os receptores SD não são projetados para o sistema de alta definição. Ele pode até eventualmente tocar o áudio, mas não conseguirá jamais mostrar imagens de canais em HD.
Não, pois os receptores SD não são projetados para o sistema de alta definição. Ele pode até eventualmente tocar o áudio, mas não conseguirá jamais mostrar imagens de canais em HD.
Canais HD funcionam ou abrem o Lexuxbox F-90 HD?
Somente usando CS que em algumas cidades como Porto Alegre, Floripa e Curitiba já têm servidores ativos disponíveis.
O que é preciso para “florir” (preparar para decodificar os canais) meu aparelho?
Terá que colocar as últimas versões das atualizações para que consiga florir seu receptor.Os para os modelos F -36, F-38 e F-40 será necessário o seguintes arquivos .IRD + CAS.MEF, e no F-90 o .ABS
Qual firmware tenho que utilizar no meu receptor?
Para os receptores F-36, F-38, F-40 são os firmwares respectivos V1.18.32, V1.19.04, V1.17.78 mais o CAS.MEF que é o mesmo para ambos. Para F-90 é necessário apenas um firmware o V4.7B4
Posso instalar FIRMWARE do F-36, F-38 no F-40 ou vice-versa?
Não, pois são diferentes e caso isso ocorra certamente terá que fazer um recovery do seu aparelho.
Posso colocar um FDU do F-36, F-38 num F40 ou vice-versa?
Sim, não há problema algum, desde que o FDU usado seja compatível com a IRD instalada no aparelho.
O que são os arquivos IRD, CAS.MEF, FDU, SYS e KEY?
Os dois primeiro são arquivos necessários para atualizar e fazer florescer seu receptor
.IRD - Programa que roda dentro do receptor, ou seja, é o firmware.
.CAS.MEF - Contém os dados que possibilitam o desabrochamento das flores.
Somente esses dois arquivos são necessários para florir. Mais nenhum outro!
Os três últimos são arquivos de backup de um receptor, que podem ser restaurado no mesmo aparelho que gerou ele ou em outro (mas somente do mesmo modelo). Esses não são obrigatórios para florescer, mas podem ser usados para isso se foram gerados por um outro que já esteja florindo.
.FDU - É um backup das configurações de canais, favoritos, etc. Que se colocado em outro receptor, suas configurações serão todas trocadas pelo que existir nesse arquivo.
Obs: O arquivo que tem papel semelhante ao FDU dos receptores SD, chama-se DUMP que é destinado apenas para o F-90.
.SYS - É um backup completo do receptor (só não tem as configurações que um .FDU contêm). Só carregue arquivo desse no seu receptor se tiver total confiança da origem e integridade dele. Se tiver corrompido intencionalmente ou não, poderá matar em definitivo seu receptor.
.KEY – É um backup com as chaves utilizadas para florir um receptor (decodificar canais fechados). Se você carregar no receptor, suas chaves atuais serão substituídas por essas.
Alguns canais sumiram o que devo fazer?
Se somente alguns canais sumiram, possivelmente a empresa de TV mudou a freqüência deles então basta Instalar a uma nova FDU de sua respectiva cidade fazer ou um reset padrão de fábrica, colocar o NIT e fazer uma nova busca de canais. Será exatamente como na primeira vez que instalou, ao termino o receptor terá achado todos os canais novamente, inclusive os que mudaram de freqüência. Se não pegar os canais ainda, aguarde algumas horas/dias, pois pode ser que esteja tendo manutenção da empresa de TV em sua área.
Se somente alguns canais sumiram, possivelmente a empresa de TV mudou a freqüência deles então basta Instalar a uma nova FDU de sua respectiva cidade fazer ou um reset padrão de fábrica, colocar o NIT e fazer uma nova busca de canais. Será exatamente como na primeira vez que instalou, ao termino o receptor terá achado todos os canais novamente, inclusive os que mudaram de freqüência. Se não pegar os canais ainda, aguarde algumas horas/dias, pois pode ser que esteja tendo manutenção da empresa de TV em sua área.
Todos os meus canais sumiram o que devo fazer?
Faça o mesmo que em "Alguns canais sumiram, o que fazer", se não obter resultado positivo, veja se conectores, cabeamento, divisores estão OK. Confirme se ligou tudo e que não haja nenhum cabo quebrado, olhe também se há uma nova atualização do CAS.MEF ou .IRD no site oficial.
Faça o mesmo que em "Alguns canais sumiram, o que fazer", se não obter resultado positivo, veja se conectores, cabeamento, divisores estão OK. Confirme se ligou tudo e que não haja nenhum cabo quebrado, olhe também se há uma nova atualização do CAS.MEF ou .IRD no site oficial.
Somente alguns canais ou vários canais se apresentam "SEM SINAL", o que fazer?
Instale a última FDU disponível, e se ainda persistir o problema com certeza tem algum mau contato ou interferência no seu cabeamento, divisores, conectores. Dê uma boa revisada nisso que normalmente o problema está aí.
Somente funcionam alguns canais os outros aparecem "CANAL CODIFICADO" ou "SCRAMBLED CHANNEL" o que é isso?
Pode ser o cabo que não está conectado em CABLE IN , o arquivo CAS.MEF não esteja atualizado ou foi instalada a atualização e o aparelho não aceitou , caso isso aconteça instale-o novamente quantas vezes for preciso mas antes verifique se em MENU>CONFIG>CONFIG. DE UI>MEF AUTOSTART está LIGAR.
Eu só consigo ter 480i/576i na minha TV com o HDMI, como aumento?
Os receptores SD que tem saída HDMI só funcionam com 480i/576i. Não sendo possível aumentar a resolução de saída dele.
Os receptores SD que tem saída HDMI só funcionam com 480i/576i. Não sendo possível aumentar a resolução de saída dele.
Caso o controle remoto estragar, o que devo fazer?
Antes que seu controle estrague, prefira comprar um universal que tem função "learning" para copiar o seu (por isso o original tem que estar funcionando perfeito ainda). E use somente o universal, deixando guardado sem as pilhas o original.
Algumas ótimas opções boas e baratas de universal assim e que dá para juntar vários controles (Receptor, TV, Home Theater, BlueRay, Ar Condicionado, Luz, etc.) num só são:
-Qualquer Palm com infra vermelho rodando o programa NoviiRemote
-Sony RM-VL610 (RM-VL610B ou RM-VL610N...só muda padrão de cores)
-Philips SRU7140
-Philips SRU5050/55
Antes que seu controle estrague, prefira comprar um universal que tem função "learning" para copiar o seu (por isso o original tem que estar funcionando perfeito ainda). E use somente o universal, deixando guardado sem as pilhas o original.
Algumas ótimas opções boas e baratas de universal assim e que dá para juntar vários controles (Receptor, TV, Home Theater, BlueRay, Ar Condicionado, Luz, etc.) num só são:
-Qualquer Palm com infra vermelho rodando o programa NoviiRemote
-Sony RM-VL610 (RM-VL610B ou RM-VL610N...só muda padrão de cores)
-Philips SRU7140
-Philips SRU5050/55
Qual a senha padrão do receptor?
0000
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Mudei a senha e não lembro mais. O que faço agora?
Carregue por cabo o arquivo .SYS original de fábrica, isso fará zerar totalmente o receptor deixando-o como original de fábrica, em seguida faça a reconfiguração de seu receptor como se fosse a primeira vez.
Carregue por cabo o arquivo .SYS original de fábrica, isso fará zerar totalmente o receptor deixando-o como original de fábrica, em seguida faça a reconfiguração de seu receptor como se fosse a primeira vez.
Como bloquear o acessa a alguns canais, por exemplo adultos?
Cliqueem MENU
Mova com o botão volume até LISTA DE CANAIS
Clique em OK sobre Gerenciador de lista de canais
Mova com botão canal até BLOQUEIO DE CANAIS e clique OK
Clique em OK sobre os canais que deseja bloquear, até mover todos os canais para o lado direito da tela
A senha para abrir os canais bloqueados é a senha criada no CONTROLE PATERNO
Clique
Mova
Clique em OK sobre Gerenciador de lista de canais
Mova com botão canal até BLOQUEIO DE CANAIS e clique OK
Clique em OK sobre os canais que deseja bloquear, até mover todos os canais para o lado direito da tela
A senha para abrir os canais bloqueados é a senha criada no CONTROLE PATERNO
Como dar um reset para padrão de fábrica?
MENU/INSTALAÇÃO/RECUPERAÇÃO DO SISTEMA/VOLTAR VALORES DE FÁBRICA
MENU/INSTALAÇÃO/RECUPERAÇÃO DO SISTEMA/VOLTAR VALORES DE FÁBRICA
Obs. Um reset desse tipo zera as configurações de canais, favoritos, etc. Porém não volta para a firmware, KEYs original de fábrica.
Como reiniciar o receptor?
Caso seu receptor trave por algum motivo, tente ressuscitar ele da seguinte forma:
1. Desligue na chave de trás
2. Ligue a chave de trás
3. Imediatamente aperte também o botão liga/desliga na frente do receptor.
Se não funcionar, seja mais rápido no passo 3 ou tente 2 e 3 juntos.
Caso seu receptor trave por algum motivo, tente ressuscitar ele da seguinte forma:
1. Desligue na chave de trás
2. Ligue a chave de trás
3. Imediatamente aperte também o botão liga/desliga na frente do receptor.
Se não funcionar, seja mais rápido no passo 3 ou tente 2 e 3 juntos.
Como entrar no editor de KEYs?
Pata entrar no KEY Manager (local onde são especificadas as chaves que permitem decodificar os canais) aperte: MENU e logo em seguida digite 8282
Pata entrar no KEY Manager (local onde são especificadas as chaves que permitem decodificar os canais) aperte: MENU e logo em seguida digite 8282
Onde encontro a programação dos canais?
Na internet diretamente pode ser visualizado em:
www.vcfaz.net
www.tvmagazine.com.br
www.tvplus.com.br
Na internet diretamente pode ser visualizado em:
www.vcfaz.net
www.tvmagazine.com.br
www.tvplus.com.br
Estou com dual áudio (duas línguas ao mesmo tempo). Como resolver?
Nos receptores F-36, F-38 e F-40 aperte duas vezes pausadamente o botão amarelo de seu controle remoto e escolha “direita ou esquerda” em algum deles estaráem português. No F-90 é apertando o botão AZUL uma vez e com a seta direita escolha “direita ou esquerda”.
Nos receptores F-36, F-38 e F-40 aperte duas vezes pausadamente o botão amarelo de seu controle remoto e escolha “direita ou esquerda” em algum deles estará
Como resolver o problema do FDU, que ao desligar os aparelhos F-36 ou F-38 da energia se perder as configurações?
Vá em MENU>CONFIGURAÇÃO DO UI> DELETE MEF>OK
Vá em MENU>RESTAURAÇÃO DO SISTEMA>OK> COD. PIN 0000>OK
Desligue-o da energia por uns 15 segundos.
Religue-o na energia
Instale o novo FDU
Instale novamente o CAS.MEF e espere em um canal codificado por uns minutos até o Cas fazer efeito.
Meu receptor está sem áudio em alguns canais, o que fazer?
Se não estiver usando a saída de áudio digital, deve desligá-la:
MENU > CONFIGURAÇÃO > DEFINIR SAIDA A/V > AC3 PATH THOUGH > DESLIGAR
Se não estiver usando a saída de áudio digital, deve desligá-la:
MENU > CONFIGURAÇÃO > DEFINIR SAIDA A/V > AC3 PATH THOUGH > DESLIGAR
Se você está usando a saída de áudio digital (óptica), deve ligar essa opção:
MENU > CONFIGURAÇÃO > DEFINIR SAIDA A/V > AC3 PATH THOUGH > LIGAR
Se você escolheu como idioma padrão pra áudio/legenda outro que não seja português, os canais que não tiverem esse idioma poderão ficar sem áudio quando deixadosem automático. Para resolver isso mude sue idioma ou mude manualmente canal a canal, usando o botão amarelo.
MENU > CONFIGURAÇÃO > DEFINIR SAIDA A/V > AC3 PATH THOUGH > LIGAR
Se você escolheu como idioma padrão pra áudio/legenda outro que não seja português, os canais que não tiverem esse idioma poderão ficar sem áudio quando deixados
Alguns canais estão com problema de quadriculamento. Como melhorar?
Verifique se o sinal e nível de qualidade estão bons (cabeamento e fornecimento da transmissora estão OK).
Verifique se o sinal e nível de qualidade estão bons (cabeamento e fornecimento da transmissora estão OK).
Faça um backup dos seus canais atuais (gere um arquivo FDU). Veja a freqüência dos canais que estão com o quadriculamento exagerado. Todos estão numa mesma freqüência? Se sim, continue lendo; se não, vá para a pergunta "Como melhorar ao máximo a sintonia (melhorar imagem e áudio) do meu receptor?" e faça um ajuste geral da sintonia.
Faça o Reset do receptor para padrão de fábrica. Insira manualmente a freqüência para esses canais, mas agora com 1/2 a menos ou a mais. Por exemplo: a freqüência original era 405, experimente agora com 404.9 e 405.1, o quadriculamento devera diminuir bastante ou acabar. Depois de inserir manualmente para os canais que estão quadriculados, coloque o NIT da sua região e dispare uma busca automática. Isso buscará os demais canais, sem estragar o que você definiu manualmente. Se desejar voltar a sua situação anterior, basta recuperar seu backup dos canais.
Faça o Reset do receptor para padrão de fábrica. Insira manualmente a freqüência para esses canais, mas agora com 1/2 a menos ou a mais. Por exemplo: a freqüência original era 405, experimente agora com 404.9 e 405.1, o quadriculamento devera diminuir bastante ou acabar. Depois de inserir manualmente para os canais que estão quadriculados, coloque o NIT da sua região e dispare uma busca automática. Isso buscará os demais canais, sem estragar o que você definiu manualmente. Se desejar voltar a sua situação anterior, basta recuperar seu backup dos canais.
Como melhorar ao máximo a sintonia (melhorar imagem e áudio) do meu receptor?
Para tentar eliminar totalmente os quadriculamentos e a imagem de todos os canais, faça os seguintes procedimentos:
1. Use o NIT para sua localidade e faça uma busca automática
2. Agora freqüência a freqüência, olhe o nível de sinal/qualidade
3. Altere em passos de um em um a freqüência, desde menos cinco até mais cinco e observe nível/qualidade em cada passo
4. Se aparecer uma única freqüência que claramente fica melhor o sinal/qualidade, escolha essa e anote.
5. Caso tiver uma faixa de freqüência toda igual, pegue o ponto central dessa faixa e tome como a certa e anote.
6. Reset para padrão de fábrica
7. Coloque todas as freqüências anotadas manualmente, deixando a busca em rede desligada e disparando procura de canais uma a uma.
Além disso, revise seus cabos, conectores, divisores de freqüência, etc.
Para tentar eliminar totalmente os quadriculamentos e a imagem de todos os canais, faça os seguintes procedimentos:
1. Use o NIT para sua localidade e faça uma busca automática
2. Agora freqüência a freqüência, olhe o nível de sinal/qualidade
3. Altere em passos de um em um a freqüência, desde menos cinco até mais cinco e observe nível/qualidade em cada passo
4. Se aparecer uma única freqüência que claramente fica melhor o sinal/qualidade, escolha essa e anote.
5. Caso tiver uma faixa de freqüência toda igual, pegue o ponto central dessa faixa e tome como a certa e anote.
6. Reset para padrão de fábrica
7. Coloque todas as freqüências anotadas manualmente, deixando a busca em rede desligada e disparando procura de canais uma a uma.
Além disso, revise seus cabos, conectores, divisores de freqüência, etc.
Tenho uma TV LCD/Plasma. Como ter a melhor imagem nela?
Atenção: somente ligue/desligue cabos no receptor com ele desligado da tomada ou na chave traseira!
Conecte o receptor diretamenteem sua TV usando um cabo HDMI. Mesmo que você tenha um receiver que chaveie o sinal de vídeo em HDMI, prefira ligar direto.
Nas configurações de A/V do receptor, escolha NTSC, 16:9 e "ignorar" no formato de display. Habilite a opção de ajuste de imagem e diminua um pouco o contraste e o brilho (a gosto, mas faça isso alguns pontos, pois o HDMI do receptor tem contraste exagerado, que estoura a imagem).
Agora nas configurações da sua TV:
- No controle de nitidez/sharpness deixe um pouco mais baixo (soft)
- Se sua TV tem opção de controle de ruído de imagem, ligue-o. Teste em alguns níveis. Evite só usar muito alto para não homogenizar totalmente algumas imagens (ex. grama durante o movimento da câmera em jogos de futebol)
- Evite deixar em nível alto da cor, contraste e brilho. Prefira clarear/escurecer a imagem alterando o nível de luz de fundo e nível de preto, caso estejam disponíveis na sua TV
- Caso sua TV tem controle de freqüência (120hz, 240hz, etc.), ligue-o. Teste em alguns níveis, observando imagens com maior movimento.
- ajuste a imagem da TV para 16:9, 4:3 ou Zoom conforme o tipo de transmissão de cada canal e seu gosto. Observe que a transmissão muda de canal para canal.
Atenção: somente ligue/desligue cabos no receptor com ele desligado da tomada ou na chave traseira!
Conecte o receptor diretamente
Nas configurações de A/V do receptor, escolha NTSC, 16:9 e "ignorar" no formato de display. Habilite a opção de ajuste de imagem e diminua um pouco o contraste e o brilho (a gosto, mas faça isso alguns pontos, pois o HDMI do receptor tem contraste exagerado, que estoura a imagem).
Agora nas configurações da sua TV:
- No controle de nitidez/sharpness deixe um pouco mais baixo (soft)
- Se sua TV tem opção de controle de ruído de imagem, ligue-o. Teste em alguns níveis. Evite só usar muito alto para não homogenizar totalmente algumas imagens (ex. grama durante o movimento da câmera em jogos de futebol)
- Evite deixar em nível alto da cor, contraste e brilho. Prefira clarear/escurecer a imagem alterando o nível de luz de fundo e nível de preto, caso estejam disponíveis na sua TV
- Caso sua TV tem controle de freqüência (120hz, 240hz, etc.), ligue-o. Teste em alguns níveis, observando imagens com maior movimento.
- ajuste a imagem da TV para 16:9, 4:3 ou Zoom conforme o tipo de transmissão de cada canal e seu gosto. Observe que a transmissão muda de canal para canal.
Tenho um Receiver/Home Theater. Como ter o melhor som nele?
Atenção: somente ligue/desligue cabos no seu receptor com ele desligado da tomada ou na chave traseira!
Conecte o áudio do receptor diretamente no seu receiver/home theater. Mesmo que esteja utilizando cabo HDMI para conectar na TV, evite enviar o áudio do receptor para o receiver/home theater pela TV. Além de ter melhor som assim, isso também permitirá você ouvir os rádios do receptor no receiver/home theater sem ter que ligar a TV. Se seu receiver/home theater tiver entrada de áudio digital óptica, ligue a saída óptica do receptor diretamente nela usando um cabo óptico para isso.
Se seu receiver tiver somente entrada de áudio stéreo (plugs RCA), utilize essas saídas do receptor e escolha a opção Matrix do seu receiver/home theater (para simular 5.1 com somente a entrada stéreo).
Atenção: somente ligue/desligue cabos no seu receptor com ele desligado da tomada ou na chave traseira!
Conecte o áudio do receptor diretamente no seu receiver/home theater. Mesmo que esteja utilizando cabo HDMI para conectar na TV, evite enviar o áudio do receptor para o receiver/home theater pela TV. Além de ter melhor som assim, isso também permitirá você ouvir os rádios do receptor no receiver/home theater sem ter que ligar a TV. Se seu receiver/home theater tiver entrada de áudio digital óptica, ligue a saída óptica do receptor diretamente nela usando um cabo óptico para isso.
Se seu receiver tiver somente entrada de áudio stéreo (plugs RCA), utilize essas saídas do receptor e escolha a opção Matrix do seu receiver/home theater (para simular 5.1 com somente a entrada stéreo).
Meu receptor congela a imagem, tem excesso de granulação, fica preto e branco, etc. Como resolver?
1. Veja o nível de sinal que chegando nos pontos de TV. Ele deve estar entre 0 e 10dBmV. Pra quem tem Virtua, um jeito fácil é colocando o modem em cada ponta e entrando na página de status dele por um PC (normalmente http://192.168.100.1). No ponto do Virtua mesmo deve estar entre -15dBmV a +15dBmV. Se tiver alto, coloque filtros HPF (passa alta; R$5 em casas de antena) e/ou atenuadores e/ou divisores de sinal de baixa frequência (5~1000Mhz; boa qualidade R$10).
Se tiver baixo, aí só assinando ao menos por um tempo um pacote de TV mais básico possível para que eles instalem e melhorem seu sinal. Ou você colocando amplificador específico pra TV a cabo (e que permita volta de sinal se usar modem Virtua após a posição dele), mas aí precisará manter ele ligado 2. Abra a tampa do receptor (tá na garantia? pule pro 3) e coloque um ventilador forte, bem perto e jogando vento direto em cima da placa dele. Veja se o problema pára. Se sim, é algum componente esquentando demais. Tente achar ele e adapte um cooler em cima (vai precisar de conhecimento básico de eletrônica).
3. Se nada acima resolver, bem provável que o seu decodificador tá com problema de hardware. Se tiver na garantia, troque.
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