como criar um site

Páginas

Internet via satélite de banda larga vai beneficiar comunidades do Amazonas


O lançamento da etapa do serviço no Brasil vai acontecer em Manaus. O projeto está orçado em U$ 1, 2 bilhão de dólares e conta com investidores de peso como o Google, HSBC e SES New Skies Mundial

O serviço de internet via satélite de banda larga vai atingir comunidades distantes do Amazonas
   O serviço de internet via satélite de banda larga vai atingir comunidades distantes do Amazonas (Divulgação)
Uma tecnologia segura e que promete tirar do isolamento comunidades mais remotas do Amazonas. A inovação vai ser lançada nacionalmente em Manaus, no dia 26 de setembro e traz para o Estado, o serviço de internet via satélite de banda larga.  O primeiro contrato assinado em toda a América Latina reúne as empresas O3B Network e Ozônio Telecomunicações.
A O3B Network é a próxima geração de provedores de serviços de comunicação por satélite chamada ‘Mediu Earth Orbit Satellite Constelation’.
O diretor da Ozônio Telecomunicações, Yoram Yaeli , conta que há três anos ouviu falar desta nova tecnologia e buscou a operadora para trazer o serviço para o Estado.  “Desde 1998 trabalhamos no Amazonas na área de Telecomunicações e Segurança. E detectamos uma grande demanda por serviços de internet e constatamos que não havia a oferta. Percebemos que a qualidade que oferecemos ainda estava distante do que queríamos.  Foi aí que começamos as negociações com a O3B. Foram difíceis, mas depois de muita luta,  conseguimos”, afirmou o empresário,
De acordo com Yoram, os satélites de banda larga vão ficar localizados a oito mil  km de altura e giram em uma velocidade maior do que os satélites situados a 35 mil km. Segundo ele, isso influência na qualidade e velocidade do tráfego de dados e voz.
Na primeira fase de funcionamento do serviço, segundo Yoram, vão ser lançados oito satélites. A O3B é a responsável pela fabricação do equipamento e também pela manutenção deles.
A empresa amazonense Ozônio Telecomunicações será responsável pela instalação e também pela manutenção das antenas que serão colocadas nas comunidades. “Todos os satélites vão estar girando, mas as antenas vão sempre estar captando o sinal de algum dos 8 equipamentos disponíveis”, explica Yoram.
O diretor da Ozônio Telecomunicações disse que o clima sempre imprevisível da região também não vai ameaçar a nova tecnologia.  De acordo com ele, foram feitos testes que mostraram que no caso, por exemplo, de uma forte chuva, pode acontecer a queda do desempenho em torno de 25%, mas isso não prejudica a internet por conta da banda oferecida pelo satélite ser bem extensa.
O empresário ainda aponta as vantagens do satélite em relação à internet via fibra ótica:  “O maior alcance oferecido pelo serviço via satélite que pode ser disponibilizado em qualquer lugar, ao contrário da fibra ótica que exige grande investimento e , muitas vezes, o custo/benefício de instalação da fibra não é vantajoso para as empresas.  Outra vantagem é que o satélite é mais confiável do que a fibra”, acrescentando que “a fibra é muito sensível e fica exposta às mudanças ambientais, principalmente se não é subterrânea”.  Outra facilidade oferecida pelo satélite, segundo o empresário, é que empresas ou indústrias podem usá-lo como um plano de back up, uma internet reserva, caso a internet via fibra ótica apresente problemas.
Yoram afirmou que as primeiras comunidades a serem beneficiadas pela internet via satélite já foram mapeadas, no entanto, os locais só serão divulgados posteriormente, pelas empresas fornecedoras do serviço.  A previsão é de que o lançamento do primeiro satélite seja feito no primeiro semestre de 2013.
Fonte:Uol



Artikel Terkait:

0 comentários:

Postar um comentário